Alunos da Unisinos formam grupo para promover saúde, educação e cidadania

Iniciativa nasceu do desejo de dar continuidade às discussões e ações do projeto Vivências e Estágios

 

fotoO Elos Coletivo, grupo organizado por estudantes da Unisinos, tem debatido e promovido a saúde pública na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS). A iniciativa nasceu do desejo de dar continuidade às discussões e ações do projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde, o VER-SUS. “Tenho conhecido pessoas que, assim como eu, estão cheias de sonhos e desejos”, conta a aluna do curso de Nutrição da Unisinos e integrante do projeto, Bruna Pedroso.
 
Segundo o grupo, pensar em saúde ampliada é entender o ser humano e suas necessidades, e esse trabalho depende de pessoas que compreendam essas relações. Eles destacam que o Elos Coletivo é para todos: estudantes, profissionais, docentes e sociedade civil. Atualmente, a equipe conta com 35 pessoas. Entre os estudantes, a variedade de cursos é grande: há alunos de Medicina, Serviço Social, Comunicação Social e Psicologia. 
 
Para o estudante de Ciências Sociais, Jean Führ, o projeto tem sido um complemento à vida acadêmica. “Ele possibilita conhecer a prática e a complexidade do SUS. Um aprendizado que se somou ao conhecimento teórico, não só da graduação, mas também do meu trabalho de conclusão”, salienta.
 
Fonte: Unisinos