Trajetória dos jesuítas no Pará é tema da 1ª Jornada Inaciana


Jesuítas com coordenadores e palestrantes da programação

No dia 4 de abril, aconteceu a 1ª Jornada Inaciana, em Belém (PA), que teve como tema A trajetória dos jesuítas no início do século XX, no Pará. O evento foi organizado pela Comissão de Trabalho do Centenário dos Jesuítas no Pará, equipe responsável pela organização dos atividades do centenário. Segundo Bento Pimentel, responsável pelo Projeto Jornadas Inacianas, essa equipe é composta por membros da comunidade inaciana na região e alguns jesuítas que prestam assistência à comissão.

A 1ª Jornada Inaciana contou com uma mesa redonda que abordou o trabalho missionário dos jesuítas no Pará, no início do século XX, e o papel da Capela Nossa Senhora de Lourdes, inaugurada em 1917, na estruturação das ações dos jesuítas em Belém e no estado paraense. O evento contou com a participação de professores da Universidade Federal do Pará (UFPA), pesquisadores da História Social, na Amazônia, e do padre jesuíta Ilário Govoni, doutor em Ciências Sociais e Historiador da Companhia de Jesus.

Para Pimentel, a 1ª Jornada Inaciana teve como objetivo principal estabelecer um diálogo entre Ciência e Religião. “A perspectiva é construir pontes entre estudos e pesquisas acadêmicas e o itinerário da Companhia de Jesus, no Pará e na Amazônia”, afirma.

A Comissão de Trabalho do Centenário dos Jesuítas no Pará está planejando a realização de mais quatro Jornadas. A previsão é que a segunda seja realizada no mês de junho e tenha como tema Os Exercícios Espirituais na formação de padres e irmãos jesuítas. A terceira abordaria o Plano Apostólico da Província dos Jesuítas do Brasil – BRA e suas diretrizes para a Amazônia. Na quarta e última Jornada Inaciana do ano aconteceria um Encontro de Espiritualidade Inaciana. “A ideia é que nessa última jornada padres, irmãos, catequistas, colaboradores e o público interessado agradeçam à Deus pela presença dos jesuítas no Pará, nos últimos cem anos”, explica Pimentel.

Conheça os organizadores e participantes da 1ª Jornada Inaciana:

COORDENAÇÃO

Bento Pimentel

José Célio Lima

Pe. Ilário Govoni, SJ

Pe. Adelson Santos, SJ

 

PALESTRANTES

Pe. Ilário Govoni, SJ – doutor em Ciências Sociais e Historiador da Companhia de Jesus

Monsenhor Raimundo Possidônio – historiador e vigário geral da arquidiocese de Belém

Prof. Dr. Rafael Chambouleyron – UFPA

Prof. Msc. Raimundo M.das Neves Neto – UFPA

Pesquisador Marcus Vinicius – UFPA

Profa. Dra. Ângela Maria Vieira Domingues – Universidade de Lisboa (Portugal)

 

Centenário da Capela Nossa Senhora de Lourdes

No dia 11 de fevereiro, a Capela Nossa Senhora de Lourdes, localizada no bairro de Nazaré, em Belém (PA), completou 100 anos. A programação litúrgica foi especial e contou com a realização de missas, que foram presididas pelo arcebispo metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira Corrêa. Além das celebrações, aconteceu também uma procissão luminosa que, animada por devotos de Nossa Senhora de Lourdes, percorreu as ruas próximas da Capela.

 

Fotos: Raimundo Nonato Batista