Em sua 100ª Edição, Roteiro de Oração traz como tema a vida de Santo Inácio de Loyola


Em julho, o Roteiro de Oração, produzido pela equipe do Centro MAGIS Anchietanum, chega a sua 100ª edição. Um momento especial para todos que seguem a espiritualidade inaciana, pois nos convida a nos aprofundarmos na oração a partir da vida de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus.

Essa edição relembra alguns acontecimentos da vida de Inácio no seguimento de Cristo. “Ele é um exemplo de peregrino, santo e homem que desejou experimentar Deus de todo modo. Nesse Roteiro de Oração, retomamos alguns eventos de sua vida que podem ocorrer em nossa própria vida: obstáculos, momentos de decisão, a construção de um projeto de vida, viver em uma comunidade, etc. Então, esse é o convite: olhar, a partir da leitura da Bíblia, a vida de Inácio e também nos aprofundar em nossa própria vida”, afirma Osvaldo Meca, agente de Pastoral do Centro MAGIS Anchietanum.

Em meio à correria de nosso cotidiano, por vezes, nos afastamos de Deus, e encontrar um tempo para retomar esse contato com o Senhor torna-se um desafio. Nesse sentido, o Roteiro de Oração é um convite para nos aproximarmos do Criador, pois é um instrumento que facilita a prática da oração no dia a dia. Para Osvaldo, esse material tem o papel de animar o desenvolvimento de uma vida de oração, uma vez que nos convida para essa prática. “Hoje, o roteiro pode ser visualizado pelo celular, no computador ou ser impresso, isso facilita o exercício da oração, pois o material já traz os textos bíblicos especificados. Uma vez que diversos jovens estudam, trabalham e ficam muito tempo locomovendo-se entre essas atividades, esse também é um elemento que justifica a elaboração do roteiro”, afirma.

“Então, esse é o convite: olhar, a partir da leitura da Bíblia, a vida de Inácio e também nos aprofundar em nossa própria vida”

Osvaldo Meca, agente de Pastoral do Centro MAGIS Anchietanum

Há oito anos, o Centro Magis Anchietanum elabora o Roteiro de Oração, que apresenta, mês a mês, um tema, dividido em subtemas e textos de provocação, rezados durante as semanas. A equipe responsável pela elaboração do instrumento escolhe também a sequência de textos bíblicos, que variam de acordo com o tema, a liturgia, as festas e solenidades da Igreja, as festas dos santos da Companhia de Jesus, etc. Além disso, como esse instrumento é elaborado a partir da espiritualidade inaciana, para cada semana, há um pedido de graça, que tem como intuito deixar a pessoa que reza em contato íntimo com Deus.

Segundo Osvaldo, um dos desafios da equipe responsável pela preparação desse material é pensar a espiritualidade junto com a vida dos jovens. Ele explica que os temas escolhidos são pensados a partir da vida da Igreja. “Regularmente, acompanhamos o que a Igreja está rezando: misericórdia, 300 anos de Nossa Senhora Aparecida, Mês das Vocações, e, a partir disso, decidimos o que é melhor para a ocasião. Alguns eventos e atividades também dão direcionamento para pensarmos o roteiro de oração. Por exemplo, na JMJ 2016 (Jornada Mundial da Juventude), fizemos uma série de roteiros sobre as bem-aventuranças, pois era o tema da jornada. Então, a escolha do tema vem um pouco desse espírito de sentir com a Igreja. A partir de um tema definido, levantamos os subtemas correspondentes para cada semana, fazemos a seleção dos textos bíblicos e escrevemos breves exortações e motivações para a oração. Todo esse trabalho é pensado pela equipe Pastoral do Centro MAGIS Anchietanum, que também conta com o apoio de colaboradores voluntários para produção de alguns roteiros”, explica.

O Centro MAGIS Anchietanum atende o público jovem, porém o Roteiro de Oração pode ser utilizado por pessoas de várias faixas etárias, que desejam ter um encontro íntimo com Deus. No material, há algumas orientações dos passos para a oração, mas um ambiente tranquilo é essencial. No site da obra, é possível fazer o download de todas as edições já publicadas. Segundo Osvaldo, não há problemas em utilizar os roteiros mais antigos como instrumento para a oração. “Um dos princípios da oração inaciana é a revisão, então, a pessoa pode retomar uma oração já feita. Ou um roteiro mais antigo pode trazer um tema ou um conjunto de leituras que a pessoa esteja com o desejo de rezar”, finaliza.

Acesse o site www.anchietanum.com.br e faça o download do Roteiro de Oração!