Mostra Curta Vazantes é sucesso no Ceará

No festival foram exibidos produções brasileiras e estrangeiras

A IV Mostra Curta Vazantes: Cinema em comunidade, realizada entre os dias 28 de junho e 1º de julho, recebeu 638 filmes nacionais e internacionais. A curadoria montou a grade do festival de cinema, com a exibição de 27 produções rodadas no Brasil e outras três películas da Bulgária, Espanha e França.

“A proposta curatorial da Mostra foi a de exibir filmes que estimulem a reflexão e valorizem a memória e a diversidade cultural brasileira, contemplando temas relevantes da sociedade contemporânea, novas linguagens e o compromisso com a sustentabilidade e inclusão sociocultural”, explicou o cineasta e diretor da Pontilhado Cinematográfico, Leo Tabosa.

A programação da Mostra contou ainda com a realização de oficinas. O fotógrafo e aluno da especialização As narrativas Contemporâneas da Fotografia e do Audiovisual, da Unicap, Paulo Souza, ministrou a oficina Fotografia de bolso: fotografe, edite e compartilhe com seu celular.

Já Danilo Galvão, fotógrafo e ex-aluno do curso de fotografia da Unicap, ministrou a oficina Como o corpo pode subverter as ideias? A atividade teve como objetivo a criação dramatúrgica por meio de jogos de construções a partir do improviso, estimulando a criatividade e a linguagem do corpo sensorial.

Documentário
O cinegrafista do curso de Jornalismo da Unicap, Alex Costa, produziu um documentário sobre os benefícios da pavimentação da rodovia CE-464, no entroncamento entre a CE-060 (Antônio Diogo) e a CE-359 (Ocara). A obra contemplou a população de Aracoiaba, Ocara, Redenção, Vazantes e localidade adjacentes, facilitando o tráfego no trecho. Alex, que também é fotógrafo, contou com a ajuda de Fabrício Silva, morador de Vazantes (CE).

O documentário teve entrevistas com moradores que falaram sobre os benefícios da estrada e o progresso que trará para a comunidade. O filme marcou o encerramento da Mostra Curta Vazantes.

Apresentações culturais
Durante a Mostra, os grupos culturais de balé clássico, a banda de música Padre José de Anchieta e a quadrilha junina Encanto Nordestino, da Fundação Fé e Alegria Vazantes, fizeram apresentações dentro das atividades comemorativas dos 12 anos de atuação do projeto Fé e Alegria Vazantes. Além da realização da Pontilhado Cinematográfico, a IV Mostra Curta Vazantes teve como parceiros a Unicap, Fé e Alegria Vazantes e Fasa Gráfica e o Armazém Coral.

Fonte: Universidade Católica de Pernambuco (Recife/PE)