Unicap consolida projeto de voluntariado com Fé e Alegria

Estudantes estão participando de experiência na comunidade de Vazantes, no Ceará

Estudantes universitários europeus e brasileiros têm encontrado no sertão cearense o cenário perfeito para viver a experiência de participar de um voluntariado. Durante parte do mês de julho, eles optaram por aproveitar as férias interagindo e trocando conhecimento com a comunidade de Vazantes, distrito do município de Aracoiaba, a cerca de 120 km de Fortaleza (CE).

O grupo de 13 universitários chegou no dia 3 de julho e foi acolhido com missa, hasteamento das bandeiras de Pernambuco, Espanha e Vaticano.  São oito espanhóis e cinco pernambucanos que vivenciarão essa experiência até 29 de julho.

Jovens como Macarena Martinez, 21 anos, aluna do magistério da Universidade de Comillas (Madri) que vive um clima de expectativa. “Espero crescer como pessoa. Estamos desfrutando muito dessa experiência, tanto com as crianças quanto com as famílias. Tem sido uma experiência incrível que pretendo repetir.”

Entusiasmo compartilhado pelo colega brasileiro Caio Iuri de Souza Lima, aluno do 5º período do curso de Direito da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). “A comunidade aqui é muito tranquila, as pessoas têm uma enorme vontade de crescer. Os jovens daqui têm grande conhecimento moral e ético. Eles também ensinam muito a gente”, revela Caio que é de Serra Talhada, Sertão de Pernambuco.

O coordenador do Voluntariado Universitário da Unicap (VOU!), o jesuíta João Elton de Jesus, explica que a iniciativa está na terceira edição e é fruto de uma intensa articulação do movimento Fé e Alegria Vazantes com a Unicap, as universidades de Comillas e Deusto e com o Programa MAGIS Brasil, ação apostólica da Província dos Jesuítas do Brasil – BRA com a juventude. “Os voluntários dão oficinas às crianças e jovens por meio do Fé e Alegria. São oficinas de espanhol, cidadania, esportes, canto e música, arte, criatividade e dança. A comunidade também oferece os seus dons aos voluntários por meio de atividades de Libras, capoeira e português instrumental para os espanhóis. Há também momentos de convivência e partilha”, conta.

“Os universitários realizam oficinas e ensinam espanhol e atividades socioeducativas. Já a meninada do Fé e Alegria ensina o que sabe. Todos vivem uma experiência sem fronteiras de culturas ou línguas”

Pe. Pedro Rubens Ferreira de Oliveira, reitor da Unicap

Quem também acompanha de perto as atividades é o reitor da Unicap, padre Pedro Rubens Ferreira de Oliveira. Além de incentivador, foi ele quem deu o pontapé inicial nas articulações que resultaram na concretização do projeto. “A experiência do voluntariado universitário no Fé e Alegria Vazantes surgiu depois do MAGIS 2013. A comunidade se inscreveu para acolher o grupo. Foi tudo muito bom, mas durou pouco. Avaliando a experiência, busquei conhecer outras modalidades, entre elas a da PUC Comillas, confiada aos jesuítas, com ampla experiência de voluntariado em outros países. Assim, criamos um piloto: primeiro, somente estudantes de Comillas; segundo, incluindo também outra universidade jesuíta espanhola (Deusto) e do Brasil (Unicap).”

Padre Pedro enfatiza que a iniciativa chega a sua terceira fase inserida no projeto VOU! com apoio fundamental do Fé e Alegria Vazantes. “O Fé e Alegria mobiliza a comunidade local e circunvizinhas, promovendo uma verdadeira colônia de férias com a intuição básica de troca de saberes. Os universitários realizam oficinas e ensinam espanhol e atividades socioeducativas. Já a meninada do Fé e Alegria ensina o que sabe. Todos vivem uma experiência sem fronteiras de culturas ou línguas.”

Fonte: Unicap (Recife/PE)