Peregrinação nos Passos de Anchieta reúne jovens no ES

Caminhada pelo Espírito Santo reuniu andarilhos de diversos cantos do Brasil

Cerca de 60 jovens peregrinaram pelo Espírito Santo seguindo os passos de São José de Anchieta, apóstolo e padroeiro do Brasil, entre os dias 19 e 23 de julho. O projeto, chamado Peregrinação nos Passos de Anchieta, reuniu integrantes do grupo MAGIS, do Movimento Eucarístico Jovem (MEJ) e de colégios da Rede Jesuíta de Educação (RJE). Os andarilhos partiram da cidade de Vila Velha (ES) e concluíram a caminhada no Santuário Nacional de São José de Anchieta, na cidade de Anchieta (ES).

Com uma vitalidade ímpar, os peregrinos completaram um percurso de 93 km, e o que não faltou entre o grupo foi disposição, como conta Ana Clara Barros dos Santos, 20 anos, integrante do MEJ, em Belo Horizonte (MG), que participou pela primeira vez da peregrinação. “Aceitei o convite de participar da caminhada para saber como é a experiência e estou descobrindo muito, porque no percurso trabalha-se bastante a espiritualidade, o autoconhecimento e os limites físicos e mentais. Apesar das dificuldades, é muito gratificante, pois vemos o poder que Deus tem sobre todos nós.”

O momento de espiritualidade vivido por essa juventude, inspirada por São José de Anchieta, promoveu um verdadeiro encontro com Deus e com o próximo, além de proporcionar a contemplação das belezas do caminho percorrido por ele no século XVI. O jovem Juan Tardin, 25 anos, agente de Pastoral do Colégio Anchieta, em Nova Friburgo (RJ), participou da caminhada com mais um grupo de oito alunos da 3ª série do Ensino Médio, uma antiga aluna e uma educadora. “O que nos motivou é fazer memória a Anchieta, que além de ser Patrono do nosso colégio também foi um grande peregrino, fez coisas muito boas para todo o nosso país. Conhecemos lugares incríveis, pessoas fantásticas e fazemos sempre essa memória do caminho de Anchieta, fortalecendo cada vez mais a nossa fé”, contou Juan. A Peregrinação foi organizada pelo Espaço MAGIS Capixaba em parceria com o MEJ e apoio do Centro MAGIS Burnier, localizado em Brasília (DF).

 

Fonte: Santuário Nacional de São José de Anchieta (Anchieta/ES)