Colégio Santo Inácio, de Fortaleza, promove missa para crianças


O padre Eugênio Pacelli Correia Aguiar com as crianças durante a missa

Todos os domingos às 10h, os portões do Colégio Santo Inácio, em Fortaleza (CE), se abrem para acolher alunos, suas famílias, ex-alunos (agora já pais) e a comunidade em geral para a Missa com Crianças, celebração preparada exclusivamente para elas de forma lúdica. Participam da cerimônia dois bonecos, o Inacinho e a Lourdinha, que interagem com o celebrante e com as crianças, explicando, rezando e aprofundando o tema da liturgia e o momento da homilia.

Na Missa, voltada para crianças entre 3 e 12 anos, que comparecem em grande quantidade e sempre acompanhadas pelos pais, avós e demais familiares, a preparação da celebração é de responsabilidade de uma equipe de pais voluntários que se revezam a cada domingo. Eles participam de reuniões sistemáticas e discutem dinâmicas, cantos e os temas que serão abordados.

“As crianças estão inseridas no ambiente preparado para elas, que favorece a oração e também o despertar do serviço aos outros”

J.B.Dott, voluntário na organização da Missa com Crianças e pai de alunas do Colégio Santo Inácio

Na celebração, é fácil perceber a alegria e a participação das crianças, que ficam completamente à vontade, interagindo, perguntando e cantando. David Sampaio, pai e participante da celebração dominical, conta que durante muito tempo teve dificuldade de encontrar uma celebração para seus filhos. “Hoje são eles que nos chamam e lembram a celebração dos domingos aqui no Santo Inácio. Atualmente, são eles os grandes incentivadores da participação na celebração”, explica. Ele acredita que a celebração ajuda bastante na evangelização de seus filhos e no despertar da solidariedade para com os outros.

Para J.B.Dott, voluntário na organização da Missa com Crianças e pai de alunas do Colégio Santo Inácio, é um momento importantíssimo para os pequenos. “Estou fazendo não só pelas minhas filhas, que estão aqui toda semana e são alunas do Colégio Santo Inácio, mas especialmente porque acho fundamental elas terem um espaço que ofereça celebração de acordo com a faixa etária delas”. Segundo ele, “as crianças estão inseridas no ambiente preparado para elas, que favorece a oração e também o despertar do serviço aos outros”, reforça.

Fonte: Colégio Santo Inácio (Fortaleza/CE)