Em novo vídeo, Papa pede pelas paróquias a serviço da missão

“Que não sejam escritórios funcionais”, solicita Francisco

Neste mês de setembro, o Papa Francisco faz um apelo de oração pelas paróquias, para que sejam animadas por um espírito missionário, dando testemunho da caridade e comunicando com alegria a fé. É um pedido feito à toda a Igreja por meio da mais recente edição do Vídeo do Papa, elaborado pela Rede Mundial de Oração do Papa. “Peçamos por nossas paróquias, para que não sejam escritórios, mas que, animadas pelo espírito missionário, sejam lugares de transmissão da fé e testemunho da caridade”, diz.

Desde o início de seu pontificado, Francisco tem se pronunciado enfaticamente sobre o papel das paróquias na vida em comunidade. Já no Sínodo sobre as Famílias, em 2015, ele expressava que “uma igreja com as portas fechadas trai a si mesma e à sua missão, em vez de ser ponte, converte-se em barreira”.

A partir do Concílio de Trento, a Igreja foi organizando seu modo de estar no mundo ao redor de uma paróquia, um lugar onde as pessoas possam se encontrar, celebrar, assumir a caridade, receber a formação e amar uns aos outros no Senhor.

Em 2002, os jesuítas na América Latina publicaram o livro as Características da Paróquia Jesuíta na América Latina de Hoje, nas quais desenharam o retrato de uma paróquia que, vivendo em rede de comunidades, busque ser comunidades de fé em Jesus Cristo e no seu Reino.

Segundo dados do Anuário Pontifício, existem mais de 221 mil paróquias no mundo, onde se pode viver a vida em comunidade e onde os fiéis podem se reunir para a expressão da vida litúrgica, o ensinamento da vida de Cristo e a prática das obras de caridade e fraternidade. “Este mês queremos expressar profundamente o valor das paróquias para a missão, em particular com os mais necessitados. É um lugar de encontro com Jesus Ressuscitado, que nos chama ao serviço de sua missão. A paróquia pode ser fonte de dinamismo missionário que leve sal e luz ao mundo. O Evangelho nasceu para ir ao encontro dos demais. Não podemos esperar as pessoas em nossas paróquias. Essa dinâmica de missão é essencial”, afirmou o padre Frédéric Fornos, diretor internacional da Rede Mundial de Oração do Papa (Apostolado da Oração) e do Movimento Eucarístico Juvenil (MEJ), nomeado pelo Papa Francisco.

As intenções de oração são confiadas mensalmente à Rede Mundial de Oração do Papa. O Vídeo do Papa é produzido pela La Machi Comunicação para Boas Causas com o apoio da Companhia de Jesus, IndigoMusic, GettyImagesLatam e a colaboração do Centro Televisivo Vaticano. Tem também como parceiro de mídia Aleteia. Desde seu lançamento, em janeiro de 2016, teve mais de 18 milhões de visualizações em suas redes próprias. Assista ao vídeo desse mês abaixo e de outras edições aqui.

 

AS PARÓQUIAS NO MUNDO

Fonte: Rede Mundial de Oração do Papa