1ª edição do encontro Igreja e Realidades Juvenis acontece em Fortaleza (CE)


A juventude de Fortaleza (CE) e região participou da primeira edição do encontro Igreja e Realidades Juvenis: Desafios e Esperanças, promovido pelo Centro MAGIS Inaciano da Juventude (CIJ) em parceria com as Irmãs Paulinas, Irmãs Scalabrinianas, Pastoral da Juventude, Pastoral da Juventude do Meio Popular, CEBI (Centro de Estudos Bíblicos) e da ONG Diaconia. Segundo a irmã Gizele Barbosa, “esse encontro, tecido em amor, reuniu jovens da Arquidiocese de Fortaleza e Dioceses vizinhas para uma tarde de partilha de vida, discussões, poesia e música de qualidade”.

Os padres Moésio Pereira e Luís Corrêa Lima, SJ, e a cantora e compositora Carol Naine integraram o encontro realizado no dia 24 de setembro. Carol partilhou sua história de vida e, acompanhada pelo pianista Alexandre Vianna, encerrou o encontro com um show repleto por músicas autorais que trouxeram várias reflexões pautadas pelos presentes durante o evento, sobretudo questões de gênero, diversidade e empoderamento da mulher.

A jovem Geórgia Helora partilhou que “o encontro foi maravilhoso e aconteceu de uma forma surpreendente, pois trouxe realidade e emoção e, principalmente, deu encorajamento e inspiração para seguir adiante, na luta e na vida”. Para a jovem, o que mais a tocou foi “sentir que não estamos sozinhos nem sozinhas e que nós podemos fazer algo juntos”.

Para o padre Agnaldo Duarte, diretor do CIJ, “é imprescindível que estejamos cada vez mais dispostos e abertos ao diálogo e ao aprofundamento de reflexões acerca dos temas que fazem parte das realidades das juventudes na contemporaneidade”. Para o jesuíta, “a parceria com diferentes congregações, grupos e pastorais juvenis, que atuam no Ceará, é uma ferramenta potente de tecer redes, partilhar vivências e construir espaços autênticos de formação junto às juventudes”, afirmou.

Fonte: Centro MAGIS Inaciano da Juventude (CIJ)