Em Roma, reitor da Unicap faz pronunciamento para o Papa Francisco

Padre Pedro Rubens participou de evento sobre questões dos refugiados e migrantes

O reitor da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e presidente da Federação Internacional das Universidades Católicas (Fiuc), padre Pedro Rubens Ferreira de Oliveira, viajou a Roma (Itália) para participar da Conferência Internacional Refugiados e Migrantes em um Mundo Globalizado – Responsabilidade e Respostas das Universidades.  O evento, realizado entre os dias 1º e 4 de novembro, na Pontifícia Universidade Gregoriana, envolveu um encontro do Papa Francisco com os participantes para compartilhar suas próprias reflexões sobre o assunto.

Desde o começo do seu Pontificado, Francisco tem estimulado a Igreja a acompanhar todas as categorias de pessoas que se veem obrigadas a fugir. Este ano, criou a Sessão de Migrantes e Refugiados da Santa Sé, a qual dirige pessoalmente, para ajudar a implementar esse grande objetivo pastoral.

O reitor da Unicap fez um pronunciamento na sessão de abertura do evento ao lado do reitor da Universidade Gregoriana, Nuno da Silva Gonçalves, e do presidente da Being the Blessing Foundation e do Center for Interrligious Undestanding, Anthony Cernera. O jesuíta também realizou um discurso sobre a importância das universidades no contexto das migrações durante o encontro com o Papa Francisco.  A conferência tem como principal organizador a Fiuc, mas contou com a presença de representantes de instituições como o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e do Serviço Jesuíta de Refugiados (JRS).

A agenda de padre Pedro na Europa prossegue até o dia 10 de novembro. Ainda em Roma, nos dias 5 e 6, ele participou da reunião do Conselho Executivo da Fiuc e visitou à Congregação para a Educação Católica. Nos dias 7 e 8, terá agendas da Fiuc em Paris (França). E nos dias 9 e 10, estará em Lisboa (Portugal) para encontro com o reitor e os docentes da Universidade Católica Portuguesa, onde também tratará de convênios.

Fonte: Universidade Católica de Pernambuco (Recife/PE)