Casa MAGIS Manaus realiza 5ª edição do Mochilaço Jovem

Peregrinação inaciana de 19km reuniu mais de 80 pessoas

A Casa MAGIS Manaus promoveu a 5ª edição do Mochilaço Jovem, entre os dias 18 e 19 de novembro. Com o tema Juventude Mochileira, com Maria somos mensageiros da Alegria do Encontro e o lema Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre, a atividade reuniu 85 pessoas, dentre elas peregrinos, colaboradores e integrantes da equipe de coordenação.

O percurso de 19 km teve início no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Manaus (AM), e seguiu até a Área Missionária Nossa Senhora Aparecida, no distrito de Cacau Pirera, em Iranduba (AM), região metropolitana da capital amazonense.

O primeiro dia do percurso foi chamado de Peregrinação Inaciana. Na ocasião, os mochileiros foram convidados a fazerem cinco paradas de reflexão de acordo com a temática, na oração de contemplação dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola. Cada parada trabalhou com um sentido do corpo e um tema a ser refletido.

  • Visão – O anúncio do anjo a Maria. Aconteceu em frente à sede do Sul América Esporte Clube.
  • Tato – Visita de Maria a sua prima Isabel. Aconteceu na comunidade São Vicente de Paulo, onde também é sede da casa de acolhida para idosos.
  • Olfato – Fuga para o Egito. Aconteceu na comunidade de Santo Antônio, sede da Paróquia Santo Antônio.
  • Paladar – Primeiro milagre. Aconteceu na comunidade Santo Antônio de Pádua da Paróquia de São Vicente de Paula, onde foi servido o almoço.

Depois do almoço, houve um breve momento de descanso e, em seguida, a peregrinação foi retomada com o percurso na ponte sobre o Rio Negro. Na última parada de reflexão, os mochileiros contemplaram o último sentido.

Audição – Grande família de Jesus. Realizado a menos de 1km da sede da Área Missionária Nossa Senhora Aparecida.

Chegando na comunidade Nossa Senhora Aparecida, no distrito de Cacau Pirêra, em Iranduba (AM), os mochileiros foram recebidos com fogos, animação e muita dança pela juventude da comunidade. Os jovens cansados do percurso foram liberados para tomar banho e jantar e, em seguida, participaram de uma vigília preparada pela equipe de animação. A noite terminou com partilhas das suas experiências vividas durante a peregrinação.

No dia seguinte, todos participaram do momento de oração comunitária e pessoal e de uma pequena orientação para a visita às famílias residentes nas comunidades de Cacau Pirêra, Mutirão e Mutirãozinho, a visita aconteceu durante toda a manhã. Na parte da tarde, os mochileiros e comunitários puderam participar das oficinas: Mulher; Projeto de Vida; Dança Circular; Jogos Socioambientais, Espiritualidade e Famílias.

O encerramento aconteceu na sede da Área Missionária com a celebração eucarística presidida pelo padre Silas Silva, coordenador da Casa MAGIS Manaus.

Fonte: Casa MAGIS Manaus (AM)