Unisinos promoverá Simpósio Internacional sobre o Papa Francisco

Evento reunirá pesquisadores brasileiros, norte-americanos, italianos e argentinos

A Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos) promoverá o XVIII Simpósio Internacional IHU, entre os dias 21 e 24 de maio de 2018, em Porto Alegre (RS). Com o tema A vida profética de Francisco. Possibilidades e limites para o futuro da Igreja no mundo contemporâneo, as discussões do evento buscarão analisar, de maneira transdisciplinar e crítica, as principais características da virada profética do Papa e refletir sobre o papel da Igreja e seus impactos no mundo contemporâneo a partir de diferentes esferas.

A 18ª edição do Simpósio receberá convidados internacionais da Itália, Argentina e Estados Unidos. Os brasileiros representam as Pontifícias Universidades Católicas do Rio de Janeiro (PUC-Rio), São Paulo (PUC-SP) e Rio Grande do Sul (PUC-RS); Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios (CSEM); Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB-SP); Itepa Faculdades; Arquidiocese de São Paulo; Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE); Conselho Indigenista Missionário (Cimi); Organização Religiosa Capuchinha do Brasil Central (OrgCap-GO); Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (IECLB/CONIC); e a própria Unisinos.

Os conferencistas também irão debater sobre os avanços, desafios e perspectivas para as relações ecumênicas e inter-religiosas hoje, refletir sobre os modelos teológicos, eclesiológicos e morais que permeiam o magistério do Papa Francisco, dentre diversos outros temas. Estudantes, professores, pesquisadores e a comunidade acadêmica em geral estão convidados a assistir e a inscrever seus trabalhos científicos para apresentação.

Para mais informações clique aqui.

 

Fonte: Unisinos (Porto Alegre/RS)

Foto: (AP foto/Andrew Medichini)