Material do Retiro Quaresmal está disponível para download


A Quaresma é um tempo de preparação para a Páscoa. Nesse período, busca-se fazer uma experiência da presença amorosa de Deus na vida cotidiana. Segundo o padre Luís Renato Carvalho de Oliveira, para todo cristão, o itinerário fundamental desse tempo é o da conversão do coração e da solidariedade para com o próximo. “A oração é o melhor meio para orientar cada um de nós a viver sua vocação fundamental à santidade”, afirma.

A cada ano, o jesuíta prepara o material do Retiro Quaresmal, que tem como intuito ser um apoio no processo de oração pessoal. “Dessa experiência deverá brotar em nós, como resposta ao amor de Deus, o desejo e a prática de um relacionamento pessoal e amoroso com Ele em todos os momentos e situações de nossa vida. As pessoas que, nesta experiência, respondem com empenho e fidelidade à graça de Deus, tem obtido como fruto um notável crescimento em sua vida de fé, de oração, na convivência familiar e comunitária, no trabalho pastoral-evangelizador e no desejo de aprofundar sempre mais sua intimidade com Deus”, explica padre Luís Renato.

O jesuíta também destaca que, no Brasil, durante o tempo da Quaresma, há também a Campanha da Fraternidade, que é realizada anualmente pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos no Brasil). Com o tema Fraternidade e superação da violência e o lema Vós sois todos irmãos (cf. Mt 23,8), a Campanha da Fraternidade 2018 buscará recordar a vocação e a missão de todo o cristão e das comunidades de fé, a partir do diálogo e colaboração entre Igreja e Sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II.

Segundo padre Luís Renato é importante fazer uma boa divulgação da Campanha da Fraternidade e do Retiro Quaresmal nas paróquias.  “É bom avisar nas missas, nos encontros e nas reuniões das comunidades, fazendo o convite a jovens e adultos. O importante mesmo é o convite boca a boca, você conhece seu povo, sabe de suas lideranças, e o quanto uma experiência assim é importante!”, ressalta. Ele sugere que as pessoas organizem grupos em suas comunidades e paróquias. “Por que não formarmos uma pequena equipe para acompanhar este Retiro Quaresmal na Paróquia? Seria bom? Seria possível?”, propõe o jesuíta.

Padre Luís Renato explica que é possível fazer a experiência do Retiro Quaresmal sozinho ou em grupo, mas lembra que é fundamental seguir alguns elementos básicos:

  1. Dedicar 30 minutos à oração pessoal diária e rever esta oração durante alguns minutos.
  2. Participar de um encontro semanal para partilha da oração, orientações e entrega do material da próxima semana.

Abaixo, é possível fazer o download dos materiais do Retiro Quaresmal 2018. Em caso de dúvidas, entre em contato com o padre Luís Renato através do e-mail: luisrenatosj@gmail.com.

Proposta

Primeira Semana

Segunda Semana

Terceira Semana

Quarta Semana

Quinta Semana