Você é convidado a celebrar conosco Nossa Senhora, Mãe da Companhia de Jesus


No dia 22 de abril, jesuítas e inacianos de todo o mundo festejam o dia de Nossa Senhora, Mãe da Companhia de Jesus. Mas, por que celebrar esse dia? O que ela representa para a Companhia e para cada pessoa que segue a espiritualidade inaciana? A pedido do portal Jesuítas Brasil, o padre José Ramón Fernández de la Cigoña, SJ, nos conta como Maria sempre esteve presente na caminhada de Inácio de Loyola e da Companhia de Jesus. Confira:

“No dia 22 de abril, celebramos a Festa de Nossa Senhora, Mãe da Companhia de Jesus, pois, em dia como hoje, Inácio de Loyola e cinco companheiros – Salmerón, Laínez, Broet, Jay e Codure – fizeram seus votos no altar de Nossa Senhora, na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, em Roma (Itália).

 Nossa Senhora sempre esteve presente na vida de Santo Inácio. No início da sua conversão, ele peregrinou à pequena igreja de Nossa Senhora de Arántzazu e, diante de uma pequena imagem de Maria, fez voto de castidade. Mais tarde, no Santuário de Nossa Senhora de Montserrat, entregou sua vida passada e desregrada ao deixar sobre o altar sua espada e adaga. Era véspera da festa da Anunciação do Senhor, 24 de março de 1521.

 Anos depois, Inácio e seus primeiros companheiros fizeram seus votos no dia da Assunção de Nossa Senhora, em 15 de agosto de 1534, na Basílica do Sagrado Coração, em Paris (França). Inácio ainda celebrou sua primeira missa como padre na Basílica de Santa Maria a Maior, em Roma.

 Enfim, no dia 22 de abril de 1541, o compromisso definitivo na Companhia de Jesus, foi numa capela de Nossa Senhora…”