Encontro MAGIS Sudeste reúne mais de 100 jovens em Belo Horizonte (MG)


Entre os dias 28 de abril e 1º de maio, o Programa MAGIS Brasil realizou a primeira edição do Encontro MAGIS Sudeste, que reuniu mais de 100 participantes, entre jovens e jesuítas, no Colégio Loyola, em Belo Horizonte (MG). Com o tema Ser mais Consciente, o encontro destinou-se a integrantes da Rede Inaciana de Juventude da região sudeste do país. Paróquias, Colégios e obras da Província dos Jesuítas do Brasil (BRA) dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo estiveram representados.

Atividades formativas, missionárias e de espiritualidade fizeram parte da programação do Encontro, que também proporcionou aos participantes momentos de celebração, confraternização e articulação tendo em vista a atuação do Programa MAGIS Brasil na região sudeste do país. Com o tema da conscientização humana como fio condutor, reflexões, projetos e sonhos foram semeados e partilhados durante os quatro dias de evento na capital mineira.

Padre Jonas Caprini, coordenador do Programa MAGIS e secretário para Juventude e Vocações da Companhia de Jesus no Brasil, destacou o sentimento coletivo de motivação e integração entre os participantes do evento. “Um dos objetivos do nosso Encontro era o de nos conectarmos enquanto Rede Inaciana de Juventude na região sudeste do País. Sinto que esse objetivo foi atingido e que os frutos dessa integração serão colhidos”, partilha.

“Um dos objetivos do nosso Encontro era o de nos conectarmos enquanto Rede Inaciana de Juventude na região sudeste do País. Sinto que esse objetivo foi atingido e que os frutos dessa integração serão colhidos”

Padre Jonas Caprini

Para o estudante jesuíta Davi Caixeta, que colaborou na organização do evento, o Encontro também provocou nos participantes reflexões sobre a própria missão da Companhia de Jesus e da Igreja junto às juventudes. “Seguindo a pedagogia do Programa MAGIS, oferecemos espaços de vivência, de reflexão, de diálogo e de celebração. Tudo isso com o propósito de nos prepararmos para melhor servir à vontade de Deus’’, destacou ele.

Jovens de diferentes faixas-etárias e localidades participaram do evento, garantindo um intercâmbio de saberes, culturas e partilhas. A jovem paulista Elizabete Sales, 20 anos, comentou sobre a diversidade de realidades sociais e políticas que cada estado apresenta, mas destacou o fato de que alguns desafios, críticas e problemas sociais se encontram. “A partir da percepção dessas semelhanças em nossas conjunturas acabamos acolhendo o outro como nosso irmão, independente das distâncias geográficas”, comentou.

“Trocar informações com gente de outros estados é muito enriquecedor’’, partilhou a jovem Dayane Silva, 22 anos, de Belo Horizonte. “Agora fica o desejo de retornar a minha comunidade e plantar as sementes deste Encontro MAGIS Sudeste”, finalizou.

Espaço MAGIS Trindade: a serviço das juventudes em Santa Luzia (MG)

Como parte do itinerário do Encontro, no dia 29 de abril os participantes deram as boas-vindas ao mais novo integrante da Rede Inaciana de Juventude: o Espaço MAGIS Trindade. Inaugurado oficialmente durante celebração realizada na Paróquia Santíssima Trindade, em Santa Luzia (MG), após o encerramento de um dia intenso de atividades formativas e visitas missionárias nas casas das famílias das comunidades da Paróquia.

“Começamos a nos articular com as juventudes da Paróquia e percebemos nos jovens esse desejo de vivenciarem experiências, de participarem de atividades formativas e encontros. A partir do contato com o Programa MAGIS, por meio do padre Jonas Caprini, fomos convidados e animados a concretizar o sonho de inaugurar um Espaço MAGIS aqui em Santa Luzia”, partilhou o irmão jesuíta Francisco Júnior, responsável por acompanhar as ações do MAGIS Trindade.

 

Fonte: Programa MAGIS Brasil