Paróquia Cristo Rei promove encontro para casais em segunda união

Palestras e momentos de partilha em grupo marcaram o evento

No dia 3 de junho, em Fortaleza (CE), a Paróquia Cristo Rei realizou o Encontro para Casais em Segunda União. Promovido pelo Setor Casos Especiais da Pastoral Familiar, 42 casais iniciaram uma caminhada comunitária com uma espiritualidade baseada na Misericórdia Divina e tendo como prática o carisma da acolhida.

No encontro, foram promovidas duas palestras. Na ocasião, o padre Raimundo Nonato Resende, pároco, falou sobre a Acolhida da Igreja, e a terapeuta e psicóloga Adriana Gurjão abordou a realidade vivenciada pelos casais em segunda união. Segundo o jesuíta, as apresentações aconteceram “sem um julgamento moral precipitado e sob a chave da presença visível de Cristo no amor em suas vivências”.

Momentos de partilhas em pequenos grupos e uma fraterna convivência, estimulada desde o café da manhã e com mais tempo durante o almoço, também marcaram o encontro. “Todas as atividades presentes no encontro, direcionaram-se sob a orientação da Exortação Apostólica Amoris Laetitia, do Papa Francisco”, explica padre Resende. Ele ressalta que o oitavo capítulo ‘Acompanhar, discernir e integrar a fragilidade’ (nn. 291-312) foi a principal inspiração para o encontro.

Na Paróquia Cristo Rei, a Pastoral Familiar agrega, conforme seu diretório, diversos grupos dos setores Pré e Pós-matrimonial, assim como dos Casos Especiais, tornando-se o centro estimulador de toda a atividade de animação pastoral e serviço. “A integração entre os diversos grupos entre si, bem como na relação com outras pastorais (como a do Dízimo e a Litúrgica), favorecem um ambiente de grande interatividade no âmbito das atividades paroquiais e no enlace acolhedor com os fiéis frequentadores das diversas celebrações litúrgicas”, conclui padre Resende.

 

Fonte: Paróquia Cristo Rei (Fortaleza/CE)