Refugiados sírios participam de peregrinação inaciana na Espanha

Projeto Caminhos de Hospitalidade reuniu 100 jovens

Entre os dias 12 e 16 de junho, cerca de 100 jovens, dentre eles refugiados sírios, que agora vivem em diferentes países da Europa, participaram do projeto Caminhos de Hospitalidade. Com o apoio e o acompanhamento dos jesuítas da Catalunha (Espanha), eles percorreram o Caminho Inaciano entre as cidades de Lleida e Manresa.

No primeiro dia da experiência, os peregrinos foram recebidos pela comunidade da paróquia de Santo Inácio de Lleida e da Plataforma Apostólica de Lleida, em ato celebrativo realizado no pátio do colégio dos Maristas.

No dia seguinte, o grupo peregrinou até a cidade de Palau d’Anglesola, onde receberam uma calorosa acolhida por parte dos alunos da escola do município, da prefeita, de entidades locais e de inúmeros vizinhos. Depois, acompanhados por jovens do colégio jesuíta de Lleida, caminharam até Verdú, cidade natal de São Pedro Claver, onde puderam visitar o Santuário.

No terceiro dia, a partir do Santuário de São Pedro Claver de Verdú caminharam até Tarrega, onde foram recebidos pela câmara municipal. Após este momento, os peregrinos seguiram para Montserrat de ônibus. Na cidade, eles visitaram o Mosteiro acompanhados por um dos monges da comunidade beneditina. Em seguida, acolhidos pelo moradores da cidade vizinha de Monistrol, os jovens vivenciaram momentos de intercâmbio cultural, com danças e mostras de cultura popular típicas da região, às quais os peregrinos corresponderam também com música e danças próprias de sua cultura.

No último dia da rota, caminharam até Montserrat e a Gruta (Cova) de Santo Inácio, em Manresa, onde puderam conhecer a “Cova” e comemorar o final da sua peregrinação. No dia seguinte, seguiram para Barcelona e lá foram recebidos na Fundação Casal Loiola (Projeto das Comunidades de Vida Cristã) até o momento de regressarem aos seus países de origem.

A iniciativa Caminhos de Hospitalidade é promovida pelo setor social da Companhia de Jesus para promover a acolhida de migrantes e refugiados na Espanha. Este projeto é inspirado no trabalho do jesuíta Frans van der Lugt, que durante anos organizou na Síria manifestações pela paz e reconciliação. O padre foi assassinado na cidade síria de Homs, em 2014.

Caminho Inaciano

O Caminho Inaciano, que percorre quase 700 quilômetros, é um itinerário geográfico e espiritual que foi feito por Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus. Com 27 etapas, a peregrinação inicia-se na casa natal de Santo Inácio, em Loyola, e atravessa o País Basco, La Rioja, Navarra, Aragão e Catalunha. O trajeto, no sentido contrário ao do famoso Caminho de Santiago, é um convite a todos que desejam viver a experiência de Inácio.

Clique aqui e saiba mais informações sobre o Caminho Inaciano na edição especial (julho/2015) do informativo Em Companhia.

Fonte: OMPRESS-LLEIDA

Tradução: Pe.  José Luis Fuentes Rodríguez, SJ

Edição: Escritório de Comunicação da Província dos Jesuítas do Brasil – BRA