Mais de mil jovens terão vivenciado os Exercícios Espirituais até o final do ano


Estamos chegando ao final de 2018 e, não obstante as tensões sociais, políticas, religiosas e econômicas no Brasil e no mundo, temos a grata satisfação de colher bons frutos que o Programa MAGIS Brasil tem proporcionado às juventudes. Uma pesquisa realizada pelos Centros, Casas e Espaços MAGIS apresenta que os Exercícios Espirituais para Jovens (EEJ), por etapas, oferecidos pelo Programa até o mês de novembro, totaliza aproximadamente 980 participantes. Este número sobe para mais de mil jovens com a somatória da última atividade do Programa no ano, que acontece ainda em dezembro.

A motivação do Instrumento de Trabalho do Programa MAGIS Brasil afirma que “os Exercícios Espirituais em etapas para Jovens (EEJ) têm um lugar privilegiado nos processos de acompanhamento e formação de jovens. A espiritualidade inaciana é uma das maiores riquezas que temos. Oferecê-la aos jovens deve ser um imperativo, traduzindo-se em um serviço aos jovens e à Igreja”.

Em todo o Brasil, os Centros, Casas e Espaços MAGIS procuraram adaptar e facilitar a experiência fundante de Inácio de Loyola, os Exercícios Espirituais, aos jovens. Este número inclui apenas jovens que realizaram a experiência dos Exercícios por etapas, não absorvendo jovens que realizaram a experiência dos Exercícios de 8 ou 30 dias e outras atividades, tais como tarde/manhã de espiritualidade, acampamento à luz dos EE, peregrinações, Semana Santa, Projeto de Vida, entre outras experiências inspiradas na prática de oração inaciana. Os números totalizam quantas vezes um jovem realizou a experiência dos EE. Dessa forma, pode haver casos do mesmo jovem ter sido contado mais de uma vez (visto que, em alguns lugares, mais de uma etapa é oferecida por ano), mas isso não prejudica este balanço.

A espiritualidade inaciana é uma das maiores riquezas que temos. Oferecê-la aos jovens deve ser um imperativo, traduzindo-se em um serviço aos jovens e à Igreja

Instrumento de Trabalho do Programa MAGIS Brasil

A pesquisa também mostra que os EEJ foram vivenciados em 12 estados diferentes do país (Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo), afirmando mais uma vez a eficácia do trabalho em rede realizado atualmente pelo Programa. Quando constatamos esta grande quantidade de jovens que realizaram os Exercícios Espirituais por etapas no Brasil, surge primeiramente o sentimento de gratidão a todos os jesuítas, colaboradores, irmãs religiosas, casas de retiro, parceiros e tantas pessoas que se envolvem na realização dessas experiências. Além disso, reforça a necessidade de se manter estruturas físicas, recursos humanos e os diversos meios que levam a espiritualidade inaciana à tantos jovens pelo País.

Rogamos que, no ano de 2019, jovens de todo o Brasil continuem saboreando o amor gratuito de Deus, pois não há maior consolação do que experimentar “a largura, o comprimento, a altura, a profundidade e de conhecer o amor de Cristo que excede todo o conhecimento” (Ef 3,18-19).

Quer realizar uma experiência com os Exercícios Espirituais para Jovens? Conheça nossa rede de Centros, Casas e Espaços que oferecem atividades pelo país clicando aqui: magisbrasil.com/nossa-rede

 

Fonte: Programa MAGIS Brasil