Pe. Inácio Spohr lançará 19º livro da coleção História das Casas

Obra aborda a importância dos jesuítas para o desenvolvimento da cidade gaúcha de Nova Petrópolis e região

No dia 9 de dezembro, o padre Inácio Spohr lançará o 19º livro da coleção História das casas: Um resgate histórico dos jesuítas no Sul do Brasil. Lançado pela Editora Padre Reus, essa edição tem como foco as paróquias São Lourenço Mártir e São José Operário – Nova Petrópolis. O livro narra o desenvolvimento do município de Nova Petrópolis (RS), por meio da ótica de padres e irmãos jesuítas que tiveram contribuição vital para o crescimento da cidade e da região do Vale do Caí.

Na obra de 168 páginas é notável a dedicação dos jesuítas no aspecto da evangelização – batismos, casamentos, pregações, assistência a doentes, sepultamentos e, em especial, a preparação das crianças para a primeira eucaristia – de diversas comunidades da região. Em prol da missão maior, mesmo diante das mais variadas adversidades – da falta de estradas e intempéries climáticas a surtos de doenças e até mesmo a solidão – os religiosos se mantiveram firmes com seu trabalho, que se estendeu ao âmbito educacional e social, com a construção de escolas e a criação de cooperativas na região.

O livro retrata histórias de um dos jesuítas mais célebres do Brasil: Pe. Theodor Amstad, que atravessou o Vale do Caí sobre o lombo de mulas. Com imenso zelo pela missão da Companhia de Jesus, ele dedicou-se de corpo e alma ao cooperativismo que colocou seu nome na história da cidade. Em 1902, baseando-se no sistema alemão Raiffeisen, voltado à economia social e solidária e do regime de crédito mútuo, Pe. Amstad esteve à frente da fundação da primeira cooperativa de crédito do País, chamada de Sparkasse. O sistema prosperou ao longo dos anos e, atualmente, é conhecido como Sicredi, um dos maiores bancos cooperativos do país.

SOBRE A COLEÇÃO

Lançada em meio às comemorações pelo bicentenário de restauração da Companhia de Jesus (1814-2014), a coleção História das casas: Um resgate histórico dos jesuítas no Sul do Brasil traz um relato detalhado de memórias das obras jesuíticas na região.

Para tal aprofundamento, padre Inácio realizou um minucioso levantamento da história de paróquias, colégios e seminários, por meio dos mais diversos documentos – diários, correspondências, fotos, história domus (história da casa), recortes de jornais e catálogos da antiga Província do Brasil Meridional, produzindo um relato cronológico desses locais.

SERVIÇO

A coleção História das Casas está à venda na Livraria Padre Reus, em Porto Alegre (RS). Caso seja de outra região, mas tenha interesse nos livros, entre em contato por:

E-mail: livrariareus@livrariareus.com.br

Telefone: (51) 3566-5086

Facebook: Livraria Padre Reus

 

Fonte: Assessoria de Comunicação ASAV