Unicap concede título de Doutor Honoris Causa

Honraria foi entregue ao arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido

A Unicap (Universidade Católica de Pernambuco) entregou ao arcebispo de Olinda e Recife (AOR), dom Fernando Saburido, o título de Doutor Honoris Causa, honraria concedida por universidades a pessoas que se destacam em sua área de atuação. A cerimônia de entrega aconteceu no dia 19 de novembro (veja mais detalhes aqui). A mesa da solenidade foi composta por personalidades como o governador em exercício de Pernambuco, Raul Henry, o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, e o reitor da Unicap, Prof. Dr. Pe. Pedro Rubens Ferreira de Oliveira.

Durante o seu pronunciamento, padre Pedro Rubens destacou a ligação das causas da Universidade e da Igreja Católica. “De entrada, a definição da missão das universidades católicas é afirmada com participação da missão geral de toda a universidade visando o bem da sociedade mediante os saberes  em sua universalidade”, afirmou o jesuíta.

Em outro momento, o reitor jesuíta agradeceu as parcerias viabilizadas entre a Unicap e a AOR. Uma dessas parcerias é a formação de seminaristas nos curso de Teologia e Filosofia da Unicap. “Faz-se importante essa formação acadêmica dos futuros agentes de pastoral no meio de outros jovens universitários, pois a Universidade é o campo da diversidade de ideias e teologias, opiniões e teorias, modos de viver e acreditar, os laboratórios das mentalidades contemporâneas”, destacou.

Em tom de agradecimento pela “confiança” na Unicap, padre Pedro mencionou outras ações realizadas em conjunto com a Arquidiocese de Olinda e Recife. “A história de parcerias da Universidade com a Igreja local, por iniciativa de dom Fernando, acontece em várias outras frentes como as campanhas eleitorais com OAB e TRE e notadamente a abertura do curso de Medicina. A iniciativa e o apoio de dom Fernando foram decisivas para a parceria entre a Santa Casa e a Unicap em vista do bem comum no campo da Saúde, em Pernambuco”, afirmou o jesuíta.

Na sequência, dom Saburido fez o seu pronunciamento já como Doutor Honoris Causa. Ele relembrou a infância, os anos em que passou no Mosteiro de São Bento, em Olinda (PE), e, em especial, as convivências com o abade dom Basílio Penido, o Arcebispo Emérito de Olinda e Recife, dom Helder Câmara, e o padre Henrique Pereira Neto. Saburido recordou a chegada de dom Helder à AOR poucos dias depois do Golpe Militar de 1964. “O Dom da Paz foi um dos poucos bispos que, desde o início, percebeu que o golpe não correspondia à promessa de respeitar a democracia e, embora dado em nome da fé e civilização cristã, não guardava  o espírito evangélico de paz e do amor”, afirmou dom Saburido.

Ao final, ele agradeceu a honraria e a dedicou à equipe da AOR. “Deixo claro que esse título hoje entregue em minhas mãos, pertence a toda a Arquidiocese de Olinda e Recife, especialmente à toda a equipe que, desde 2009, está ao meu lado ajudando fazer um governo colegiado e descentralizado”.

Clique aqui e veja a matéria completa!

 

Fonte: Unicap (Recife/PE)