Unicap realiza 11ª Semana da Consciência Negra

Evento aconteceu entre os dias 20 e 27 de novembro

A 11ª Semana da Consciência Negra da Unicap (Universidade Católica de Pernambuco) foi realizada pelo Neabi (Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena) e o IHU (Instituto Humanitas Unicap), entre os dias 20 e 27 de novembro. O tema do evento foi Sem igualdade racial não há democracia.

O primeiro dia de atividades contou com um Sarau Preto e com uma roda de diálogo. Estiveram presentes Marinho, Lucas dos Prazeres, Surama Rheis e convidados; a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, professora Valdenice Raimundo; o coordenador do Neabi, padre Clóvis Cabral; professores; funcionários e alunos.

O padre Clóvis Cabral explicitou a convivência e valorização das diferenças por parte da Universidade. “Encerraremos a 11ª Semana da Consciência Negra da Universidade Católica de Pernambuco acolhendo entre nós o encontro de 100 Ialorixás – mulheres sacerdotisas do Candomblé – que vão fazer seu 12º Encontro das Mulheres de Terreiro aqui. Nós abrimos hoje com esse Sarau Preto e a Roda de Diálogo, fechamos acolhendo entre nós as mulheres de saias rodadas – as Iyás e as Ekedis das comunidades de terreiros do Recife (PE). A Católica acolhendo a beleza, a democracia da comunidade negra”, afirmou o jesuíta.

As atividades da Semana incluíram um curso sobre Teologia Negra, um seminário sobre ações governamentais de enfrentamento à violência contra a juventude, um momento de experiência de oração inspirada na tradição da Comunidade de Taizé, palestras sobre culturas africanas e afro-brasileiras, além de rodas de diálogo.

 

Fonte: Unicap (Recife/PE)