Primeira Preferência Apostólica Universal


Mostrar o caminho para Deus mediante os Exercícios Espirituais e o discernimento

   Nesta quarta-feira (20) iniciaremos uma série para destacar a importância de cada uma das quatro Preferências Apostólicas Universais promulgadas e anunciadas pelo Superior Geral da Companhia de Jesus, Pe. Arturo Sosa.

Na carta de apresentação das Preferências Apostólicas Universais, Pe. Arturo Sosa destaca que na primeira preferência, Mostrar o caminho para Deus mediante os Exercícios Espirituais e o discernimento, os jesuítas se propõem:

. “Colaborar com a Igreja para viver a sociedade secular como um sinal dos tempos que oferece a oportunidade de ter uma presença renovada no seio da história humana”. Reconhecendo, nesta sociedade secular, “as complexas dimensões da liberdade humana” e “o surgimento de ambientes propícios a processos religiosos pessoais”

. “Viver mais profundamente os Exercícios Espirituais”, visando um encontro pessoal e comunitário com Cristo para a conversão.

. “Oferecer os Exercícios Espirituais em todas as modalidades possíveis”, para todos os públicos, crescendo no compromisso no seguimento de Jesus Cristo e de sua missão salvadora na história.

. “Promover o discernimento como um hábito para aqueles que escolhem seguir a Cristo”. Guiados pelo Espírito Santo, os jesuítas propõe-se a vivenciar o discernimento cotidianamente nas decisões em suas vidas, em suas obras apostólicas e na comunidade eclesial.

. E consequentemente, os jesuítas se comprometem “a fazer uso habitual da conversação espiritual e do discernimento durante a implementação das preferências em todos os níveis da vida-missão da Companhia”

A primeira preferência apostólica universal é um compromisso da Companhia no compartilhamento da experiência fundante e fundamental do discernimento e dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio, que leva até Deus. Esta tarefa se dá através de “uma fé viva, encarnada e consistente, alimentada pela familiaridade com Deus, fruto de uma vida de oração”.

 

Leia na íntegra a carta promulgada e anunciada das quatro Preferências Apostólicas Universais!