Quarta Preferência Apostólica Universal


Colaborar com o cuidado da Casa Comum

Promulgada, em carta, como a quarta Preferência Apostólica Universal – Colaborar com o cuidado da Casa Comum – o Padre Arturo Sosa, Superior Geral, a descreve como justiça socioambiental é o caminho que a Companhia de Jesus deve percorrer para propagar  a mensagem de conservação dos recursos naturais dados pelo Criador.

A preferência também ressalta o cuidado com aquelas áreas da Terra que são as mais decisivas para manter o equilíbrio da natureza em função da vida, como a Amazônia, as bacias hidrográficas do Congo, da Índia e Indonésia, assim como as grandes extensões marinhas.

Ouvir o grito da mãe-natureza é clamar pelos mais vulneráveis, povos nativos, além de camponeses que são obrigados a se deslocarem devido a degradação ambiental.

A Companhia de Jesus se propõe a:

. Colaborar com os outros na construção de modelos alternativos de vida, fundados no respeito à Criação e no desenvolvimento sustentável capaz de produzir bens que, distribuídos com justiça, assegurem uma vida digna a todos os seres humanos em nosso planeta.

. Participar nos esforços para a pesquisa e análise profundas que apoiem a reflexão e o discernimento necessários para tomar as decisões certas e capazes de sanar as feridas já infringidas ao equilíbrio ecológico.

. Evitar novos danos e iniciar a mudança para um novo modelo de vida necessário para que todos possam aproveitar os bens da criação.

. Sair de si mesmo e cuidar com carinho do que é bom para os outros. Um modelo de vida humana reconciliada com a Criação não será possível se não formos capazes de sair do individualismo e do imobilismo.

. Mudança dos hábitos de vida propostos por uma estrutura econômica e cultural fundada no consumo e produção irracional de bens.

Ao apresentar a quarta Preferência Apostólica Universal chegamos ao fim da nossa série, que direcionam a Companhia Jesuíta e seus colaboradores a vivenciarem o processo de renovação espiritual e apostólica.

De acordo com o Pe. Sosa, as quatro Preferências Apostólicas Universais “são uma mensagem de colaboração e uma nova maneira de entender a presença da Companhia; não procurando colaboradores, mas sendo colaboradores.

 

LEIA TAMBÉM!