Resiliência no mundo contemporâneo é tema de curso realizado no CECREI


Evento ajudou a desenvolver capacidade de resiliência nos relacionamentos interpessoais

 

Entre os dias 22 a 24 de fevereiro, o Centro de Espiritualidade Cristo Rei (CECREI), em São Leopoldo (RS), recebeu o curso Relações humanizadoras sob o olhar da resiliência. O tema foi ministrado pela psicóloga e teóloga, Ir. Susana Rocca, que destacou as maneiras em buscar novos horizontes e enfrentar obstáculos pessoais, familiares e sociais no dia a dia, como o desemprego, as doenças e outras situações negativas.

Durante os três dias de imersão, a orientadora do curso utilizou metodologias que podem ser colocadas em prática como fatores de proteção e que favorecem a capacidade de superação em cada pessoa, em seus variados aspectos.

De acordo com Susana, a resiliência é um caminho de fé que muitos precisam descobrir para enfrentar possíveis adversidades. “Um dos fatores importantes é o fato de termos uma crença em um ser superior, em especial para nós, cristãos, Jesus Cristo; Ele que passou por situações tão humanas. Elementos como esse podemos dizer que são pilares para a resiliência”, afirma.

Cerca de 21 pessoas participaram do curso, entre eles o agrônomo José Antonio Simon. Para ele, o curso serviu de aprendizado e destacou o perdão como a principal resiliência no sentido da vida. “Devemos encarar a vida de maneira mais leve, mas com propósitos. A oração e a meditação são fatores de proteção que ajudam no sentido de ser aliado a um Deus protetor”, disse.

 

Fonte: Centro de Espiritualidade Cristo Rei (CECREI)