III Encontro de Comunicadores da Província dos Jesuítas do Brasil


Entre os dias 8 e 10 de maio, a Província dos Jesuítas do Brasil promoveu o III Encontro de Comunicadores, no Centro Cultural João XXIII, no Rio de Janeiro (RJ). Cerca de 35 comunicadores de instituições jesuítas espalhadas pelo Brasil participaram do evento.

A programação incluiu palestras, trabalhos em grupo, cases e reflexões, tendo como tema principal o Plano de Comunicação da Província dos Jesuítas do Brasil.

O Ir. Eudson Ramos, sócio do provincial, deu as boas-vindas aos participantes e abriu o primeiro dia falando sobre a importância de reunir os comunicadores no processo de articulação em rede. “É essencial termos essa convivência e essa troca de experiências. O corpo apostólico que nós somos, dentro da Companhia de Jesus, se faz de fato, seja conversando, trocando ideias ou compondo experiências juntos”, disse.

Em seguida, o padre José Ivo Follmann, secretário para a Justiça Socioambiental da Província dos Jesuítas do Brasil, explicou aos comunicadores as Diretrizes Gerais que direcionaram ao Planejamento Estratégico (2015-2020).

Segundo ele, o Planejamento visa levar jesuítas e leigos colaboradores a se reconhecerem como um Corpo Apostólico em contínuo discernimento, articulando-se em rede para o serviço da fé. “Somos uma instituição que tem uma cultura internacional muito bem elaborada e de esforços simultâneos. Temos o exemplo do Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (OLMA), no qual percebemos a riqueza que é o observatório em rede, assim como as obras sociais da Companhia”, afirmou o jesuíta, finalizando que “é nosso dever ter a responsabilidade em fazer despertar a cultura de trabalho em rede”.

Também participaram do encontro, como assessores: padre César Augusto dos Santos, responsável pelo setor de relações institucionais e mobilizador de recursos da Província; Bruno Carramenha, sócio da consultoria 4CO-Cappellano & Carramenha Comunicação e Cultura Organizacional; e Gustavo Ferro, diretor do Capítulo da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) e gerente de Comunicação, Marcas e Sustentabilidade da Petrobras.

Confira, abaixo, a galeria de fotos do III Encontro dos Comunicadores realizado pela Província dos Jesuítas do Brasil.