II Mostra de Gourmet dos Educandos de Fé e Alegria do Amazonas


No dia 15 de abril, ocorreu a II Mostra Gourmet dos Educandos do Curso de Confeitaria de doces e salgados da Fundação Fé e Alegria, realizada em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM).  A atividade aconteceu nas dependências da Fundação, no bairro Grande Vitória, periferia da cidade de Manaus (AM).

Por meio da participação na II Mostra Gourmet, os educandos concluíram o curso de Confeitaria de Doces e Salgados, que teve carga horária de 80 horas. Durante esse período, foram ensinadas: elaboração de diferentes tipos de massas e recheios no preparo de doces e salgados; técnicas de medidas de precisão e de congelamento alimentício; além de normas de segurança, higiene, saúde e preservação ambiental. A instrutora do CETAM, professora Kyoko Hashimoto, ressaltou que ela e grupo de confeiteiros criaram um laço de amor e amizade que a deixou muito feliz. “Na confeitaria a gente tem que ter prática, tem que ter capricho nos detalhes, mas também tem que ter muito amor pelo que está fazendo e pelas pessoas. Pude sentir tudo isso com o grupo”, disse a professora.

Os 26 educandos atendidos pelo curso, depois de várias etapas de preparo, puderam apresentar as comidas e guloseimas para um corpo de jurados formado por comerciantes e empresários da gastronomia local e convidados da Rede Inaciana da cidade, entre eles, o padre jesuíta Vanildo Pereira, superior do Núcleo Apostólico de Manaus, que ressaltou que “a criatividade sendo posta na mesa através de uma boa comida, favorece, sem dúvida, a unidade e o convívio entre as pessoas”. Desta maneira, parabenizando a turma, incentivou também a não terem medo de colocar em prática o seu “jeitinho pessoal”, sendo cada dia mais criativos no que forem preparar na cozinha daqui em diante, a partir das técnicas aprendidas no curso.

Segundo Ceiça Regina R. da Silveira, assistente social da Fundação Fé e Alegria e uma das organizadoras da II Mostra Gourmet, “o objetivo principal do evento era demonstrar o potencial dos profissionais do Curso de Confeitaria de Doces e Salgados, dando a oportunidade de inserção no mercado ou no mundo do trabalho formal, bem como incentivar o empreendedorismo local”. A iniciativa faz parte das estratégias da Fundação para dar autonomia financeira para mulheres e homens em situação de vulnerabilidade social e econômica por meio de cursos de qualificação profissional.

E a iniciativa está dando certo. Uma dupla de jurados técnicos da II Mostra Gourmet foi convidada a participar do evento pela Fundação Fé e Alegria após ter feito uma grande encomenda de confeitaria a uma das educandas do curso, para um evento empresarial. Débora Caroline Lopes do Nascimento, 24 anos, que recebeu a encomenda, não está inserida no mercado de trabalho formal e ficou muito feliz pelo convite. Ela ressalta que, com o certificado do curso, poderá ir mais além. “É uma porta aberta para mim! Eu aprendi muitas coisas que nem imaginava e me alegro muito pelo meu esforço pessoal… Eu vejo que, através deste curso e da oportunidade que o Fé e Alegria abriu para mim e para todos que fizeram o curso, a gente conseguirá alcançar muitos objetivos na vida. Só tenho a agradecer”, afirmou Débora Caroline.

Fonte: Comunicação da Preferência Apostólica Amazônia