Centro de Ciências Jurídicas da Unicap representado em seis eventos internacionais

Fernanda Rosenblatt, docente do curso de Direito, participa de seminários, conferências e encontros na Europa

O Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Católica De Pernambuco (Unicap) está sendo representado em seis eventos na Europa sobre restaurativa, vitimologia e criminologia. A Profª Drª Fernanda Rosenblatt, docente do curso de Direito, colaboradora do Programa de Pós-graduação em Direito e pesquisadora do grupo Asa Branca de criminologia da Unicap está participando de seminários, conferências, encontros anuais e fóruns na Bélgica, Croácia, Áustria e Espanha desde o dia 13 de maio.

Fernanda Rosenblatt iniciou os compromissos no Instituto de Criminologia da Universidade Católica de Leuven, na Bélgica, onde irá passar um período como professora visitante e terá como orientador um dos principais estudiosos de justiça restaurativa do mundo, Prof. Dr. Ivo Aertsen. Lá, a pesquisadora participou do LINC Seminar on Restorative Justice in Brazil, no qual ministrou palestra sobre o “estado da arte” em seminário organizado pela linha de pesquisa Justiça Restaurativa e Vitimologia.

Já na cidade de Kortrijk (Bélgica), a professora foi palestrante da IIRP Europe Conference Community Well-Being and Resilience. “Participei de uma plenária sobre o futuro das práticas restaurativa, ao lado dos professores Nicola Preston (Inglaterra), Johan Deklerck (Bélgica), Borbala Fellegi (Hungria) e Tim Chapman (Irlanda do Norte), bem como apresentei um paper intitulado Judges and Domestic Violence Courts in Brazil: The Problems of Poor Training, Standardised Justice, Sexism and the Odds of a Restorative Way Forward ”, disse Fernanda, que relatou que os dados da apresentação foram baseados em parte dos resultados de pesquisa conduzida pelo Grupo Asa Branca de Criminologia e foi financiada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Na sequência, na cidade de Dubrovnik (Croácia), Fernanda participou do Annual Meeting of the Executive Committee of the World Society of Victimology, da qual foi eleita membra do comitê executivo. “Discuti as minhas atividades junto à ONU (Organização das Nações Unidas) e as atividades do subcomitê de comunicação da Sociedade Mundial de Vitimologia”, disse a professora. “Além da referida reunião, ministrei aula no 35º Curso de Pós-Graduação em Vitimologia, Assistência à Vítima e Justiça Criminal, quando tive a oportunidade de falar sobre vítimas de violência doméstica e justiça restaurativa no Brasil”, relata Fernanda.

Na 28ª Sessão Anual da Comissão sobre Prevenção do Crime e Justiça Penal da Organização das Nações Unidas, Fernanda Rosenblatt apresentou os resultados da pesquisa conduzida pelo Grupo Asa Branca de Criminologia. A apresentação fez parte da programação do Twenty-eighth Annual Session of the Commission on Crime and Criminal Justice, que aconteceu em Viena (Áustria) entre os dias 20 e 24 de maio.

Fernanda Rosenblatt conclui os eventos na Europa em Bilbao entre os dias 5 e 7 de junho, quando ela participará do European Forum for Restorative Justice Symposium – From Penal mediation to Restorative Justice: Policies and Practices in Transition. “Nesse congresso, vou apresentar um paper sobre processos restaurativos sem vítimas. Também vou coordenar um grupo de trabalho sobre pesquisas em justiça restaurativa”, informa a professora, que salienta a importância do apoio da coordenação da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania e do Programa de Pós-Graduação em Direito na participação dos eventos.

 

Fonte: Unicap