Ordenação presbiteral do diácono Tárcio


Localizada a 258 km da capital, Salvador (BA), Santa Luz é uma cidade com 84 anos, pertencente ao município de mesmo nome. Com uma população estimada, em 2018, de 37.158 habitantes, situa-se no nordeste do estado, sendo conhecida na região pela produção do Sisal e como maior produtora de pedra da Bahia, jazidas de ouro e de cromo.

O povo de Santa Luz é muito devoto de Santa Luzia, padroeira do município. Na praça, em frente da igreja, foi inaugurada recentemente uma imagem com sete metros de altura que homenageia Santa Luzia. A paróquia possui 64 comunidades, atendidas por apenas dois padres diocesanos. 

Esta é a terra natal do, agora padre, Tárcio Luiz Ferreira dos Santos, SJ, ordenado presbítero no dia 17 de agosto, na celebração eucarística presidida por Dom Itamar Navildo Vian, OFMCap e concelebrada por padres jesuítas e diocesanos.

Antes da ordenação, foi realizada uma semana missionária, em que os missionários percorreram casas, na cidade e na zona rural, para conversar, conhecer e levar a Palavra de Deus a este povo sofrido e lutador, que confia na misericórdia divina. Os missionários eram de vários estados, leigos e leigas colaboradores em nossas obras, candidatos à Companhia de Jesus, noviços e fiéis da paróquia de Santa Luzia.

No dia da ordenação, a igreja de Santa Luzia estava cheia. O povo acorreu cedo, para pegar um lugar melhor e poder ver os ritos da ordenação. Como estava previsto, a igreja de pedra, com é mais conhecida a matriz da paróquia, ficou cheia e foi necessário providenciar cadeiras do lado de fora do templo, com um telão, para que todos pudessem acompanhar a cerimônia.

Tárcio estava muito emocionado, ao lado de seus pais e com a presença massiva do povo e dos companheiros jesuítas. Após a eucaristia, ele comemorou junto aos amigos com um jantar festivo.

No dia seguinte, pela manhã, o Pe. Tárcio presidiu a sua primeira missa, na solenidade de Nossa Senhora da Assunção, na igreja de pedra. O Pe. Francisco Taborda, SJ, fez a homilia, como é tradição na Companhia de Jesus. Ao final, muito emocionado, agradeceu a todos pela colaboração, participação e alegria.

Imagem 1 da Ordenação do Tárcio
« 1 de 11 »