A Companhia de Jesus é conhecida por dialogar com diversas culturas e religiões. Ao longo da História, os jesuítas mostraram a importância de respeitar diferentes formas de expressão. Essa aproximação com o novo confirma nosso compromisso com o serviço da fé e a promoção da justiça.

Nosso Apostolado Intelectual incentiva a sinergia entre pessoas, centros e publicações. Para isso, desenvolvemos um trabalho em rede com instituições que promovem o pensamento crítico e a cultura.

MUSEUS

thumb-circular-cultura-01
MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL – COLÉGIO SÃO LUÍS

O museu exibe uma exposição permanente da antiga coleção de animais empalhados do Colégio, devidamente restaurada. O acervo é constituído de aves, mamíferos, répteis e anfíbios da fauna brasileira. Dentre os espécimes, há o raro Tamanduaí, que habita uma região específica e de difícil acesso no Amazonas. Os exemplares estão distribuídos em único diorama ─ fundo pintado realisticamente para representar uma cena −, retratando os principais ecossistemas brasileiros: Manguezal, Mata-Atlântica, Cerrado e Pantanal. O local é aberto para visitação de alunos de escolas públicas, mediante agendamento.

Rua Haddock Lobo, 400 – São Paulo, SP
Tel.: (11) 3138 9600
www.saoluis.org/museufernaocardim

thumb-circular-cultura-02
MUSEU PADRE ANCHIETA – SANTUÁRIO NACIONAL DE ANCHIETA

Em 1965, o Museu Padre Anchieta foi criado para preservar imagens e objetos litúrgicos da igreja. Um dos ambientes expõe informações sobre as construções jesuíticas e sobre a vida de São José de Anchieta.

Praça do Santuário, 240 – Morro da Penha
CEP 29230-000 – Anchieta, ES
Tel.: (28) 3536 1251 / 3536 2335

thumb-circular-cultura-03
MUSEU DO HOMEM DO SAMBAQUI – COLÉGIO CATARINENSE

O Museu do Homem do Sambaqui, em Florianópolis (SC), desenvolve um trabalho de cuidado com os materiais de pesquisa que possam contribuir para o entendimento da história natural, arqueológica e antropológica, dentre outras áreas, em terras catarinenses. Muitos materiais foram encontrados e selecionados pelo padre João Alfredo Rohr, SJ, entre eles, os esqueletos de centenas de anos; outros materiais, como as vestes litúrgicas, por exemplo, foram organizados pela equipe de profissionais do Museu.

O acervo é constituído das seguintes coleções: arqueológica, geológica, zootécnica, numismática, vestes litúrgicas e malacológica ─ ramo da Zoologia que estuda moluscos.

Rua Esteves Junior, 711 – Centro
Florianópolis, SC
Tel.: (48) 3251 1516

thumb-circular-cultura-04
MEMORIAL JESUÍTA

O Memorial Jesuíta possui mais de 200 mil livros, 1.200 títulos de periódicos e milhares de documentos históricos. As coleções que compõem o acervo foram agrupadas por diversas bibliotecas e unificadas na Biblioteca da Unisinos, para preservação, guarda, organização e difusão. Clique aqui e confira o regulamento que orienta as normas de utilização das coleções do Memorial Jesuíta.

Av. Unisinos, 950 – Bairro Cristo Rei
São Leopoldo, RS
Tel.: (51) 3590 8801 – Ramais: Obras Raras 4550 / Coleções Especiais: 4502
E-mail: memorialsj@unisinos.br>
http://unisinos.br/biblioteca

thumb-circular-cultura-05
MEMORIAL JESUÍTA – COLÉGIO ANCHIETA

No acervo, estão expostos instrumentos náuticos trazidos pelos primeiros padres jesuítas que chegaram ao país, além de pratarias da Igreja Católica e roupas usadas por religiosos na época em que as missas eram celebradas em latim. O local é aberto para visitação dos interessados, mediante agendamento.

Rua General Osório, 181 – Centro
Nova Friburgo, RJ
Tel.: (22) 2525 4400/ Fax: (22) 2525 4483
www.colegioanchieta.org.br

thumb-circular-cultura-006
MUSEU DE ARTE SACRA DOS JESUÍTAS (MASJ)

O Museu de Arte Sacra dos Jesuítas (MASJ) está instalado no complexo arquitetônico que engloba a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e a residência anexa dos jesuítas. Localizado na cidade de Embu das Artes (SP), o prédio foi construído na virada do século XVII para o XVIII pelos padres da Companhia de Jesus.

O MASJ é rico em imagens esculpidas em madeira durante os séculos XVIII e XIX. O acervo também é composto por alfaias e paramentos litúrgicos que pertenceram aos padres da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e da Igreja de São Gonçalo Garcia, localizada no centro de São Paulo.

Largo dos Jesuítas, n° 67 — Centro
Embu das Artes, SP
Tel.: (11) 4704 2654

thumb-circular-cultura-07
MUSEU ANCHIETA – PATEO DO COLLEGIO

Inaugurado em 1979, o Museu Anchieta tem como missão resgatar a memória e a importância do local, proporcionando reflexões acerca da fundação de São Paulo e sobre o papel dos jesuítas no dia a dia de seus primeiros habitantes.

O acervo do museu é, predominantemente, composto de peças de arte sacra que remetem à vida social paulistana. Intrinsecamente, ligada à religiosidade dos primórdios da cidade. Com o auxílio de painéis, mapas, textos explicativos, maquete e pinacoteca, os visitantes podem contextualizar histórica, geográfica e artisticamente a fundação da cidade e as transformações sofridas no local de 1554 até os dias atuais.

Pateo do Colégio, 84 – Centro
São Paulo, SP
Tel.: (11) 3105 6899
www.pateodocollegio.com.br

CENTROS DE CULTURA

thumb-circular-cultura-08
CCB (CENTRO CULTURAL DE BRASÍLIA)

O CCB (Centro Cultural de Brasília), fundado em 1975 por iniciativa da Companhia de Jesus, tem como missão promover o diálogo cristão e a partilha da experiência do amor de Deus, por meio de atividades religiosas, culturais, de pesquisa e ação social, tendo em vista a solidariedade e a vida.

SGAN 601 – Módulo “B” Asa Norte
Brasília, DF
Tel.: (61) 3426 0400
www.ccbnet.org.br

thumb-circular-cultura-09
CENTRO LOYOLA BELO HORIZONTE

O Centro Loyola Belo Horizonte oferece possibilidades de leituras da cultura contemporânea à luz do humanismo cristão, por meio de cursos, ciclos de palestras, grupos de reflexão e rodas de conversa, nas áreas de Teologia, Filosofia, Literatura e Espiritualidade.

Rua Sinval de Sá, 700 – Cidade Jardim
Belo Horizonte, MG
Tel.: (31) 3342 2847
centroloyola@centroloyola.org.br
www.centroloyola.org.br

thumb-circular-cultura-10
CENTRO LOYOLA DE FÉ E CULTURA PUC-RIO

Fundado em 1994, o Centro Loyola de Fé e Cultura PUC-Rio promove formação cristã integral para leigos, através de atividades em três diferentes eixos: Espiritualidade, Cursos e Eventos. Primeiro Centro Loyola do Brasil e o único vinculado a uma Universidade, seu objetivo é promover o diálogo entre a fé e as questões do mundo contemporâneo, principalmente ligadas à cultura e à ciência.

Estrada da Gávea, n.1 – Gávea
Rio de Janeiro, RJ
Tel.: (21) 3527 2010
cloyola@puc-rio.br
www.clfc.puc-rio.br

thumb-circular-cultura-11
CENTRO LOYOLA DE FÉ E CULTURA DE GOIÂNIA

O Centro Loyola de Fé e Cultura de Goiânia é um espaço de diálogo, aberto a pessoas de boa vontade, que desejam uma formação que lhes possibilite compreender os desafios do mundo atual. Criado em 2004, o Centro Loyola promove, sob a inspiração da Espiritualidade Inaciana, diversas atividades entre elas: retiros inacianos, cursos, palestras, etc.

Av. Mutirão, Quadra L, 21A, Lote 5 – Setor Marista
Goiânia, GO
Tel.: (62) 3251 8403
www.centroloyola.com.br

EDITORAS

No Brasil, a Companhia de Jesus administra duas Editoras: Pe. Reus e Edições Loyola. Além dessas, há outras ligadas diretamente às universidades jesuítas e com função específica, devido a seu perfil acadêmico. As editoras são um instrumento precioso do Apostolado Intelectual dos jesuítas, pois proporcionam espaços de interlocução e conversação entre as diferentes áreas do saber.