A Companhia de Jesus nasceu com a juventude. Inácio de Loyola e os primeiros Companheiros encontraram-se, sonharam e iniciaram o grupo de amigos no Senhor num ambiente universitário, cercado de jovens.

Os jesuítas caminham com a juventude e acompanham os jovens, por meio de espaços de acolhida e formação. Hoje, o trabalho com a juventude é uma das preferências apostólicas da Companhia de Jesus no Brasil.

Nossos programas, nossos projetos e nossas atividades levam o jovem a perguntar-se pelo sentido da vida. Nossa missão é ajudá-lo na construção de seu projeto de realização pessoal como dom e serviço aos demais.

Em nossos Centros de Juventude, promovemos pesquisa, publicação e assessoria a educadores e a organizações juvenis. Proporcionamos experiências que possibilitam a vivência da vocação em Cristo e que promovem a formação integral do jovem. Todas as obras e missões coordenadas pela Companhia de Jesus buscam formar jovens Conscientes, Competentes, Compassivos, Comprometidos e Contemplativos para o serviço à sociedade, onde Deus lhe chama a Amar e Servir.

MAGIS INACIANO

Magis é um termo em latim que significa o mais, o maior, o melhor. Essa palavra, muito utilizada por Santo Inácio de Loyola, quer dizer que sempre podemos nos doar mais em relação àquilo que já fazemos ou vivemos. Assim, a pessoa que vive e se deixa impelir pelo magis é alguém que nunca está satisfeito com a realidade existente.

O jovem inaciano é impulsionado pelo magis a elaborar seu Projeto de Vida para servir aos outros, colaborando com o Reino de Deus. Nesse sentido, a Companhia de Jesus busca caminhar com a juventude para formar homens e mulheres para e com os demais. O MAGIS nos impulsiona e nos conduz a uma atitude de busca pelo melhor que podemos ser.

MAGIS 2013

MAGIS também é o nome do encontro mundial de jovens que cultivam a espiritualidade inaciana, incluindo alunos e antigos alunos de colégios e universidades jesuíticas, membros de grupos paroquiais e participantes de diversas obras e projetos realizados pelos jesuítas ao redor do mundo. Promovido pela Companhia de Jesus, sempre nos dias que antecedem às Jornadas Mundiais da Juventude, o evento foi realizado no Brasil em 2013 e reuniu cerca de 2 mil jovens.

PROGRAMA MAGIS BRASIL

O Programa MAGIS Brasil, ação apostólica da Província dos Jesuítas do Brasil, visa a articular, conectar e animar uma rede inaciana de jovens pelo país. A missão da iniciativa é oferecer aos jovens experiências, formação e acompanhamento baseados no serviço da fé e na promoção da justiça, formando homens e mulheres para os demais. O trabalho em rede é realizado com base nos seguintes elementos:

Diálogo com as culturas juvenis
Acompanhamento orientado na liberdade e na confiança
Compromisso com os jovens empobrecidos
Sentido de justiça e equidade
Cultivo da espiritualidade inaciana
Sentido de adesão e de pertença

Para impulsionar o trabalho da Companhia de Jesus com a juventude, há Espaços, Casas e Centros MAGIS, que estão espalhados por diversas cidades brasileiras, sempre coordenados pelo Escritório Nacional MAGIS Brasil. Além disso, o Programa estende sua ação a jovens em outros espaços, como igrejas, universidades, movimentos juvenis e todas as fronteiras onde estão os jovens.

EIXOS DE ATUAÇÃO

O Programa MAGIS Brasil assumiu cinco eixos centrais de atuação, que se relacionam intimamente com a história e a vocação da Companhia de Jesus no trabalho com os jovens. São eles:

EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS

SOCIOAMBIENTAL

VOCAÇÕES JESUÍTAS

VOLUNTARIADO JOVEM E INSERÇÃO SOCIOCULTURAL

PEDAGOGIA E METODOLOGIA DO TRABALHO

Centros MAGIS

O Centro MAGIS é um local de formação, acompanhamento, pesquisa, articulação e irradiação do trabalho com jovens. Nele, são realizadas as principais ações do Programa. Ele é articulado internamente com a Companhia de Jesus e também com a Igreja Local, a Igreja do Brasil e da América Latina, além de movimentos e organizações juvenis, na sociedade civil. Os Centros devem cultivar o diálogo com a cultura e os contextos nos quais a juventude está inserida, considerando a realidade local, mas também a realidade mais ampla em que atua. Desse modo, eles devem ter alcance local, regional, nacional e internacional.

Cada Centro mantém uma programação de atividades voltada aos jovens, que contempla os diferentes eixos: Exercícios Espirituais; Voluntariado Jovem e Inserção sociocultural; Pedagogia e metodologia do trabalho; Sociocultural; e Vocações Jesuítas. Além disso, ele mantém ação regular de estudos, pesquisa e produção sobre o universo juvenil, articulação e assessorias e formação de educadores e acompanhantes de jovens. Deve, ainda, cultivar estreita relação e colaboração com as demais obras da Província do Brasil e da Companhia universal.

Confira, abaixo, onde estão localizados os Centros MAGIS no Brasil:

CASAS E ESPAÇOS MAGIS

São destinados à promoção local do trabalho com juventude e vocações. Assim como os Centros, oferecem ampla programação voltada aos jovens, favorecendo a vivência e formação em diferentes dimensões: humana, espiritual, pastoral, cultural, social e política.

Dialogam com as dioceses, obras apostólicas da Companhia de Jesus, paróquias e universidades próximas. São dirigidas e mantidas por obras ou grupos afins, que querem potencializar a formação e o acompanhamento dos jovens (colégios, universidades, paróquias, centros sociais, CVX, etc.).

Confira a lista das Casas e Espaços MAGIS espalhados pelo Brasil: