O Apostolado Social é parte essencial da missão da Companhia de Jesus. Para além do campo da educação, da pesquisa, da pastoral e da espiritualidade, a Ordem dos Jesuítas é reconhecida por iniciativas importantes e bem-sucedidas no campo social, tanto na assistência social quanto, em uma perspectiva mais ampla, no compromisso com a promoção da justiça socioambiental.

thumb-social-01
thumb-social-02
thumb-social-03

.

CADA UM PENSE QUE TANTO APROVEITARÁ EM TODAS AS COISAS ESPIRITUAIS QUANTO SAIR DO SEU PRÓPRIO AMOR, QUERER E INTERESSE.

(EE 189)

.

Além dos Centros e das Obras específicas do Apostolado Social, a essência desse trabalho se faz presente em todas as instituições da Companhia de Jesus. Desenvolvidos pela Ordem dos Jesuítas e seus colaboradores, esses programas, projetos e/ou serviços têm como foco temáticas como inclusão socioeducativa, reflexões, estudos e pesquisas socioambientais e de incidência social e política transformadora nesse campo.

Com o intuito de articular essas propostas, a Província dos Jesuítas do Brasil (BRA) criou o Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (OLMA), em 2016. Assim, o intuito do OLMA é observar em profundidade as grandes questões emergentes da realidade, tornando-se um núcleo organizador de instituições e iniciativas jesuítas que têm como foco temáticas ligadas à promoção da justiça socioambiental. Para saber mais, acesse olma.org.br.

OLHAR INACIANO

A Companhia de Jesus acredita na incidência transformadora das ações sociais, por isso, para nós, elas não se limitam apenas ao campo social, mas incluem também a justiça socioambiental. Na formulação de nossa missão, a reconciliação com a criação e com os outros faz parte da promoção da justiça. Clique aqui e conheça o Marco Orientador da Promoção da Justiça Socioambiental da Província dos Jesuítas do Brasil (BRA).

Agente transformador

A busca da emancipação do sujeito no sentido de ajudá-lo a assumir o seu protagonismo como agente transformador da sociedade faz parte do DNA do apostolado jesuíta. A emancipação dos sujeitos como protagonistas de sua história e a formação de indivíduos com consciência voltada para a sociedade sustentável, promotores da justiça socioambiental, são realizadas mediante:

icone social - Reconhecimento interpessoal

Reconhecimento interpessoal

icone social - Empenho contra as diversas discriminações

Empenho contra as diversas discriminações

icone social - Busca da superação das desigualdades

Busca da superação das desigualdades

icone social -   Empenho contra as exclusões sociais

Empenho contra as exclusões sociais

icone social - Cuidado com a vida e com o ecossistema

Cuidado com a vida e com o ecossistema

thumb-social-004
thumb-social-05
thumb-social-06

centros e obras sociais

Neste campo, também são conhecidos a Fundação Fé e Alegria (fealegria.org.br), os Institutos Humanitas das Universidades, como IHU da Unisinos (www.ihu.unisinos.br) e IHU da Unicap (www.unicap.br/ihu), o Núcleo Interdisciplinar do Meio Ambiente – NIMA da PUC-Rio (www.nima.puc-rio.br), os NEABI – Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Unisinos e da Unicap, além de outras iniciativas socioambientais das instituições educacionais, paróquias, dentre outras frentes.

NÚMEROS DO APOSTOLADO SOCIAL NO BRASIL

As iniciativas socioeducativas e sociais da Companhia de Jesus─ que vão desde a concessão e gestão de bolsas de estudo, como programas de inclusão socioeducativa, a concepção e gestão de programas, projetos e serviços sociais de incidência socioambiental direta─ apresentam os seguintes dados:

49

unidades ou obras jesuítas promovem ações socioeducativas e sociais

63

Mil pessoas são beneficiadas pelas iniciativas (dado de 2014)

22

Cidades espalhadas em 13 estados brasileiros, recebem essas ações